01/08/2017

Como melhorar o índice de produtividade das lavouras foi tema de palestra no IV Seminário A Voz do Campo

Encerrando as palestras da manhã, desta terça-feira (01), subiu no palco do IV Seminário A Voz do Campo, Dirceu Gassen, Telmo Amado e João Dantas, para ministrar a palestra “Pensar como planta e manejar para produzir mais”, com mediação de Luís Tadeu Jordão.

 Abrindo as discussões, o engenheiro agrônomo, Dirceu Gassen, falou sobre a importância de entender a matemática da planta, como manejar a mesma para produzir mais e melhor. Dirceu, ainda comentou que “o conhecimento aplicado por planta, em todo m² gera mais renda por hectare.” Dirceu Gassen é pesquisador e Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS, Porto Alegre.

Dando sequência às discussões, o professor da UFSM, Telmo Amado, abordou questões pontuais que interferem diretamente na qualidade do solo, como a aplicação incorreta de insumos nas lavouras. Telmo  ganhou o prêmio de Pesquisador Destaque no Agronegócio, do Grupo Record/Expodireto (2011) e prêmio Futuro da Terra, na categoria pesquisador FAPERGS/Expointer (2015).

 O engenheiro agrônomo, João Dantas, explanou sobre as definições dos ambientes de produção, abordando, postos-chave que influenciam o desenvolvimento da planta, como, a importância do cálcio no sistema do solo e o manejo correto com a demanda necessária de água para a planta. O agrônomo de apenas 23 anos de idade já se consolidou como um dos principais consultores do agronegócio brasileiro, comprovando seu conhecimento com produtividade em todo país.