03/11/2017

Preço ao produtor de leite cai pelo 5º mês seguido

Em queda há cinco meses, preço do leite chega ao produtor a R$ 1,00/l

Com a demanda enfraquecida, o preço do leite pago ao produtor caiu pelo quinto mês seguido em outubro. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), o recuo foi de 8 centavos/litro (-7,3%) ante setembro, a R$ 1,005/litro - o valor não considera frete nem impostos.

 

Em contrapartida, o Índice de Captação de Leite (ICAP-L) do Cepea, que mede a oferta do produto, continuou em alta. Na média Brasil, de agosto para setembro, a captação das indústrias subiu 4,19% - menor elevação registrada desde junho, quando o índice iniciou o movimento de alta.

 

O Cepea informa que a demanda continua enfraquecida, mas o fluxo de vendas se elevou em relação a setembro, estimulado pela manutenção dos preços em baixos níveis. "No entanto, a queda dos preços na negociação entre indústria e atacado pode ter chegado ao limite, uma vez que as margens estão bastante restritas", diz.

 

Indústrias elevaram os preços dos seus produtos e as cotações do leite UHT no mercado atacadista do Estado de São Paulo registraram alta acumulada de 8,38% em outubro.

 

Fonte: Cepea