20/03/2018

Tecnologia indica melhor momento para plantar arroz e feijão

Software infoCULT consulta localidades aptas ao cultivo e meses e datas de semeadura com menor risco de perdas no campo

Um novo software promete auxiliar agricultores e indicar o melhor momento para o plantio do arroz e do feijão diante das instabilidades do clima. Disponibilizado pela Embrapa, o infoCULT consulta por estado e por município, localidades aptas ao cultivo e meses e datas de semeadura com menor risco de perdas no campo, devido à diminuição de chuvas.

Segundo informações da Embrapa, ao todo, são fornecidas informações para o cultivo do arroz de sequeiro em sete estados brasileiros; para o feijão de primeira safra em 13 estados; e para o feijão de segunda safra em nove estados.

O software busca simplificar o conjunto de informações presentes no Zoneamento de Risco Climático e publicadas na página da internet do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também desenvolvido pela Empresa de pesquisa. A série de dados para os sistemas de cultivo de arroz e de feijão foi agrupada e transformada de texto em tabelas para facilitar a visualização dos períodos e localidades de plantio, combinada com informações sobre ciclos de plantas e diferentes tipos de solo.

A Embrapa disponibilizou um vídeo com mais informações sobre a tecnologia.. Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RI9LhmB7aLo

FONTE: http://www.uagro.com.br/editorias/tecnologia/2018/03/20/tecnologia-indica-melhor-momento-para-plantar-arroz-e-feijao.html